O livro "O Arquiteto Cego" apresenta uma narrativa cativante que explora temas de acessibilidade e superação. A história gira em torno de Teto, um arquiteto habilidoso, e suas sobrinhas Lena e Nina, que se empolgam com a sua nova empreitada. Inicialmente, acreditam que Teto esteja construindo uma casinha para bonecas, mas logo descobrem que ele está projetando uma catedral encomendada pelo rei. A jornada de Teto nos conduz a uma reflexão profunda sobre a importância da acessibilidade na arquitetura.
Inspirado pela vida real do arquiteto americano Chris Downey, que continuou a trabalhar na área mesmo após perder a visão, Ruy Perini constrói o protagonista Teto. A narrativa também é enriquecida pela história da construção da catedral de São Basílio, compartilhada por um professor de história na adolescência do autor. O livro aborda não apenas as possíveis crueldades humanas, como o cegamento ordenado pelo Czar Ivã, mas também celebra a grandeza dos sentimentos e a dedicação à criação e ao trabalho.
O projeto gráfico do livro ganha vida com as ilustrações das artistas plásticas Tania Crivilin e Claudia Stringari Piassi, que criam uma atmosfera colorida e única em azulejos, trazendo à tona os elementos essenciais da história. A exposição dos quadros com os mosaicos originais no Studio Circulus complementa a experiência visual proporcionada pelo livro.